Pular para o conteúdo

Fisioterapia Dermato-funcional

Aqui quero tentar e esclarecer como a fisioterapia entra no mundo da estética, atuando na saúde e beleza feminina.

Muita gente nem sabe que a fisioterapia não é só de reabilitação neuro-ortopédica, muito menos que tem papel na estética. O nome da especialidade, Fisioterapia Dermato-funcional, é pouquíssemo conhecido pela sociedade. Difícil e comprido, mas que tem o motivo de ser este.

O nome Dermato-funcional vem da idéia de que a fisioterapia pode (e deve) trabalhar a estética sempre associada à funcionalidade das estruturas envolvidas: pele, tecido adiposo (gordura), tecido conjuntivo (aquele que tem as fibras de colágeno, elásticas, etc). Mas como assim funcionalidade? Bom, a resposta é simples: tratar o visual (estético propriamente dito) e o não visual, afinal, a gente não vê colágeno, por exemplo! É indicar um creme hidratante e saber que não basta hidratar, tem que ser bom para a pele como um todo. É saber orientar a paciente que óleo não hidrata, mas só impede de perder a água, e que isso não resolverá seu ressecamento de pele. Enfim, ser fisioteapeuta dermato-funcional é preocupar-se não só com a aparência de quem nos procura, mas sim, com a saúde da pele de uma forma completa, e tentar trazer o bem-estar para nossas pacientes.

E, para completar a saúde feminina, quero esclarecer sobre outra especialidade ainda não muito difundida, que é a fisioterapia uroginecológica. Não atuo nessa área, e me perdoem as atuantes, caso eu seja simplória nas explicações. Mas quero, no mínimo torná-la mais conhecida, pois é um recurso de grandes resultados. Essa especialidade cuida por exemplo, da saúde de gestantes no que diz respeito às modificações do corpo e suas adaptações com qualidade, incluindo exercícios de alongamentos, fortalecimento, orientações em cuidados com a mama, aleitamento materno, trabalho de parto, entre outras inúmeras colaborações que tornam esse período ainda mais belo para a futura mamãe!

Outra intervenção da fisioterapia uroginecológica é na incontinência urinária. Isso mesmo, antes de se submeter à cirurgia para tratar esse mal que afeta muitas mulheres, vale a pena procurar um fisioterapeuta, pois é possível tratar esse problema sem intervenção cirúrgica. A incontinência pode se apresentar em diversos graus (do leve ao severo), e ainda é difícil estabelecer o percentual de mulheres acometidas pois a maioria delas não relatam o problema até mesmo por acharem que não o tem (graus leves).

Outra atuação importante é nos casos de câncer de mama, onde o fisioterapeuta entra no preparo cirúrgico e principalmente no pós-operatório, cuidando das complicações oriundas dessa triste afecção feminina.

Bom, leitores, essa foi uma pincelada sobre as principais áreas específicas para a mulher, que a fisioterapia trata com muita seriedade e dedicação. Sobre detalhes de cada tratamento e resultados, falarei em tópicos separados. Teremos muito assunto pela frente…

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Lais Martins permalink
    23/11/2011 20:07

    Eu gostaria de saber quais tratamentos um fisioterapeuta dermato-funcional pode realizar! Se realmente pode tratar manchas solares, estrias, celulites, e tantas outras.

    • 19/09/2017 09:26

      Lais, o CREFITO de sua região é o órgão que tem essas respostas. Inclusive varia de região para região.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: