Pular para o conteúdo

Atividade física X envelhecimento

14/09/2017

Assim como os raios UV, a atividade física induz à produção de radicais livres (RL). E, como muitas vezes é realizada sob os raios, somam-se 2 fatores estimuladores dessa produção.

Mas é MUITO importante explicar um detalhe: o corpo se adapta, e, diante de um quadro de aumento de RL, aumenta a produção de enzima antioxidante mitocondrial, favorecendo o equilíbrio. Porém,  NÃO É SEMPRE que o corpo “dá conta de se adaptar”… e é aí que mora o perigo e daí que surgem os “mitos”. Essa adaptação do corpo demora um tempinho, uns meses, em geral, uns 3-4 meses. Hum, então vamos ao que interessa: a galera da atividade física pré-verão, que lá pra setembro entra na academia, começa a correr, e após o carnaval abandonam, CUIDADO!!! São vocês que correm grande risco de envelhecer! Vocês dão um susto no organismo, que produz muito RL e quando o corpo iria começar a se adaptar conseguindo aumentar as enzimas antixoxidantes, vocês interrompem a atividade. Pronto: estrago feito. Efeitos dos RL feitos. Processos inflamatórios instalados…

Atividade física boa mesmo é a REGULAR! Aquela que SEU corpo se adapta e se “defende” do que não for favorável.

E, para complementar de forma crucial, um bom nutricionista para te orientar quanto aos alimentos que também ajudam no combate aos RL, bem como bons cosméticos e tratamentos de pele que podem mantê-la em excelente estado!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: