Pular para o conteúdo

Amamentação: cuidados especiais

20/07/2014

Venho mais uma vez falar de amamentação. Estimulada, claro, pelo momento que vivo: estou amamentando meu segundo filho, graças a Deus!

Pela segunda vez me preparei com o uso da pomada Lansinoh (importada) desde o sétimo mês de geração, mantido a cada mamada nos 7 primeiros dias de vida do Lucas, meu bebê.

E quero deixar registrado que pela SEGUNDA vez, não tive absolutamente nada nos bicos dos peitos, nenhuma rachadura ou ferida, nada. Ardência sim, nos primeiros dias, mas só.

Mais ainda, as pessoas que conheço que usaram a pomada também foi essa maravilha. Gente inclusive que já tinha tido experiência negativa com amamentação e que dessa vez (que usou a pomada antes e depois do parto) conseguiu amamentar sem sofrimento. Pessoas que, além da pomada, lançaram mão também do bico de silicone, que permitiu poupar os mamilos, sem deixá-los ferir e correr o rsico de interromper o ciclo normal de sucção e desenvolver até mastite.

O grande lance é não deixar ferir, pois depois de ferido, o bico dói demais, a amamentação fica prejudicada e a cicatrização demora a acontecer. Como experiência própria, nesse segundo filho precisei complementar a mamada noturna com nan para prevenir uma ferida. É que meu leite demorou a descer e o bebê não saciava ficando horas sugando. Esse tempo prolongado de sucção irrita muito o bico do peito e eu comecei a temer uma ferida. Com isso apelei para o complemento só nessa mamada. Saciava o bebê e evitava problemas no peito. Mas, fiz isso já sabendo que seria apenas até a descida completa do leite e que não continuaria assim que visse maior saciedade do meu bebê. Simples assim e sem stress ou neurose. Com 08 dias posso dizer que Lucas já ficava saciado com o leite materno apenas. Então, parei com o nan pois sou a favor da amamentação exclusiva. Pronto! Problemas resolvidos, mamas sadias e amamentação exclusiva! Depois de 10 dias nem a Lansinoh não precisei mais pois o bico já estava até sem ardência.

Quero finalizar dizendo que a ciência existe para nos ajudar e facilitar aquilo que a natureza sozinha demora mais a fazer. Essa pomada é um exemplo. O silicone também. Também quero deixar claro que a complementação consciente (quando você sabe o momento e até quando permitir) não atrapalha em nada e te ajuda a ter sucesso futuro.

Amamentação é dom de Deus! Parabéns a todas as mamães que se dispõem a esse dom!

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Gisleine permalink
    15/03/2017 12:35

    Muito legal Fernanda! Sou aluna do curso de pós Dermato funcional da Unyleya e tive conhecimento de seu blog através do fórum. Estou gestante de me segundo bebê e no primeiro tive um pouco de dor e feridas na primeira semana. Sabe dizer onde encontro essa pomada?
    Obrigada
    Gisleine Nascimento

    • 15/03/2017 19:43

      Ei Gislene, em lojas especializadas em artigos importados para bebês. Tente em farmácia, pode ser que também tenha. Se não, aí só mesmo nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: