Pular para o conteúdo

Manchas: abordagens do Congresso Internacional de Fisioterapia Dermato-funcional 2014.

20/02/2014

No consultório, esse é um dos diagnósticos que mais recebemos para tratar: manchas. Elas podem ser de diversos tipos. Senis, que aparecem com a idade devido aos efeitos cumulativos de sol na pele durante anos; há também as genéticas como as sardas, as causadas por acne ou outro tipo de lesão; hormonais, os temidos Melasmas; enfim, causa é o que não falta para se ter manchas.
Todas elas melhoram muito com tratamentos estéticos adequados. Aqui vou me ater a um dos temas do Congresso que aconteceu no último fim de semana, uma das causas de maior procura no consultório, o Melasma.
Foi novamente abordado o quanto a substância HIDROQUINONA é prejudicial à pele. Essa substância, já proibida na Europa há um tempo, é um clareador imediato potente, mas que além de causar microperfurações (não vistas a olho nú, claro) na epiderme e derme, dá um efeito rebote importante das manchas.
Como clareia muito rápido, é indicada para se ganhar clientes mais imediatistas e que não entenderiam fazer um tratamento mais longo para esse tipo de problema. Mas de que adianta clarear muito e rápido se sua pele ficará com aspecto envelhecido e as manchas logo voltarão? Você pode estar se perguntando: mas usar uma vez não vai maltratar tanto a pele assim, vai?
Realmente, uma vez não vai. Acontece, que MELASMA, não tem cura, e quem tem, precisa se submeter aos tratamentos sempre, pelo menos 2 vezes ao ano para amenizar. Isso é crônico, o uso da substância também seria frequente e aí sim, a pele não resiste; começa a ficar desvitalizada, maltratada mesmo.
Desde 2009, já fomos alertados desses problemas, mas muitos profissionais ainda prescrevem e/ou usam-na nos tratamentos de consultório.
Então, para você, não profissional, mas sim paciente com melasma, entenda que esse tipo de mancha NÃO sai fácil, depende de disciplina no tratamento e de persistência. Os melhores produtos vão tratar de forma gradual, mais lenta porém mais duradoura. Acredite nisso e exija do profissional esse cuidado.
E, não se esqueça, use e abuse do filtro solar!

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: