Pular para o conteúdo

Protegendo a mama para amamentar com tranquilidade.

09/03/2012

Como estou numa fase “mãe”, vou postar alguns assuntos válidos dentro do tema maternidade.

Um deles é a amamentação. Importante, fundamental e excelente para a mãe e para o bebê. Para a mãe, ajuda muito a voltar ao peso de antes da gravidez, além de promover contração uterina e ajudar no retorno do útero ao tamanho normal, e claro, isso contribui para que a barriga também chegue no lugar. Para o bebê, por razões óbvias de nutrição adequada, evita obesidade infantil, não carece de nenhum alimento complementar (nem água!), oferece anticorpos reduzindo muito o risco de doenças, etc, etc.

Porém, amamentar não é fácil. A começar pelas famosas rachaduras, ferimentos que ocorrem no bico da mama no início. Esse episódio é responsável pelo insucesso na amamentação da maioria das mamães. Nessa fase muitas desistem, porque realmente não deve ser fácil um peito ferido e alguém sugando por cima.  Além de ser uma atividade fisicamente cansativa, onde a tranquilidade determina o sucesso. Como ficar tranquila com o peito todo ferido? E sem tranquilidade, como o leite sai? Se o leite não sai, o bebê se irrita, pega o bico de forma errada, e vira aquela confusão…

Bom, leitoras, o meu bico não teve absolutamente NENHUM problema. Já estou amamentando há quase um mês, como se fosse a coisa mais natural do mundo. É fisicamente cansativo, demanda dedicação total ao bebê, mas graças a Deus, não senti dor alguma.

Por isso resolvi falar do que eu fiz para quem sabe, ajudar outras mamães:

1) Eu queria muito amamentar. Querer de verdade é o primeiro passo.

2) Eu usei a pomada LANSINOH por 2 últimos meses da gestação no bico do seio todos os dias. Depois parei. Ela é igual a uma graxa clara, bem oleosa e mancha os soutiens. O ideal é já usar aqueles protetores de seio para não manchar.

3) Apliquei a pomada no bico antes de ir para a maternidade e a levei na bolsa.

4) Logo que colocaram meu bebê no peito, cuidei para que a “pegada” fosse adequada: boquinha do bebê aberta pegando a aréola e não o bico. Quando ele pegava errado, eu tirava e colocava da forma correta. Tudo isso aprendi em cursos e vídeos. Para quem não tem bico, li e ouvi que colocar dedal (esses de costura mesmo) no bico durante a gestação, ajuda a formá-lo. Também é válido sugá-lo com seringa invertida para estimular sua formação.

5) Terminava de mamar eu já aplicava a LANSINOH de novo. E assim está sendo até hoje. Só que depois de 15 dias passei a aplicar a pomada só a noite.

6) Orei muito pedindo a Deus que permitisse que minha amamentação fosse tranquila. E tive fé que comigo seria assim, tranquilo, abençoado. E foi!

Comigo isso tudo deu certo. Espero que com vocês também dê para que possam amamentar seus bebês de uma forma que seja feliz também para as vocês, mamães…

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Julia Maria permalink
    09/03/2012 13:47

    Oi Fe!! Q bom q esta sendo um sucesso suas amamentaçoes.. Tb tenho certeza q as minhas serao. Ja tinha ouvido falar dessa pomada LANSINOH e tb ja estou fazendo uso dela. Bom saber o sucesso dela em mais uma mamae feliz! Parabens e sempre que puder me mantenha informada de todos os detalhes.. serao sempre bem vindos!!
    Bjss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: