Pular para o conteúdo

Varizes, vasinhos…argh!

24/10/2010

De aspecto genético importante, as varizes (telangiectasias) são outro mal que incomoda muitas mulheres. Causadas também por hábitos de vida como ficar muito tempo de pé, ou muito tempo sentada, uso de anticoncepcionais hormonais, tabagismo, sedentarismo, elas tendem a piorar com o avanço da idade.

 Prevenir é o melhor remédio:

Praticar atividade física especialmente com fortalecimento do músculo da panturrilha que é o 2º coração do corpo. Isso mesmo, esse músculo ajuda no bombeamento do sangue de volta para o coração, facilitando o retorno venoso.

 Ter uma alimentação saudável, sem muita gordura para não comprometer as paredes dos vasos sanguíneos.

NÃO fumar: o fumo causa prejuízos nas paredes dos vasos tornando-os mais propensos a se dilatarem e se tornarem tortuosos.

 Anticoncepcional hormonal: na maioria das vezes é impraticável o não uso deles, porém, já que sabemos que podem tornar a parede dos vasos mais frágeis e aumentar a propensão às varizes, as usuárias dos hormônios (aqui vale também a reposição hormonal) devem ser ainda mais atentas aos recursos de prevenção para compensar esse fator do qual não podem se livrar.

 As gestantes devem usar as meias compressivas para auxiliar no retorno venoso, já que nesse período o volume de sangue aumenta e à medida que o útero cresce, o retorno venoso é ainda mais dificultado. A drenagem linfática deve ser eleita pelas gestantes, pois auxilia na melhora da circulação e evita os inchaços desse período.

 Dicas importantes: se você vai fazer alguma longa viagem sentada, ou vai ter um dia de muita atividade de pé, USE as meias compressivas! Você vai sentir alívio e vai evitar o comprometimento da circulação. Para aquelas que têm herança genética para varizes, comece já a fazer drenagem linfática 2 vezes por semana. Isso vai prevenir de forma significativa o surgimento das varizes!

Os tratamentos são realizados apenas por médicos e incluem a escleroterapia química, cirurgia e escleroterapia a laser.

Como saber se tenho varizes? O primeiro sinal é a presença de veias azuladas e tortuosas facilmente visíveis sob a pele. Os sintomas são cansaço nas pernas, inchaço nos tornozelos ao final do dia e queimação nas plantas dos pés.

É importante para o Fisioterapeuta saber orientar as pacientes quanto aos exercícios de prevenção, uso de meias compressivas, mudanças de hábitos diários, além de encaminhá-las ao angiologista quando houver os primeiros sinais de varizes.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Sabrina permalink
    26/10/2010 11:16

    Fê,
    amei o blog!tá show!
    fiquei arrasada com o post sobre melasma, eu tenho
    e já tentei claripel clariderm, não sei mais o que fazer!
    bjuss

    • 26/10/2010 22:29

      Ei Sá, obrigada querida! É, melasma é dureza…A melhor saída é bloquear o sol do seu rostinho…Se não, não há escapatória…Bjocas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: